Cachorro ‘invasor’ rouba cena durante Tacinha em Alto Araguaia

Cachorro ‘invasor’ rouba cena durante Tacinha em Alto Araguaia
Ação envolveu secretarias de meio ambiente dos municípios de Alto Araguaia (MT) e Santa Rita do Araguaia (GO) Alto Araguaia, MT – É justamente na divisa entre Mato Grosso e Goiás que o Rio Araguaia ganha corpo. Nesta região o rio estreito se espreme entre as pedras tornando-se uma fronteira natural entre as cidades de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) e Santa Rita do Araguaia (Norte de Goiás). E foi pensando justamente na preservação deste cenário natural que as duas cidades se uniram na última sexta-feira (03/05) para uma ação de recuperação de área degradada. O trabalho consistiu no plantio de cerca de 150 mudas de árvores nativas do cerrado. [caption id="attachment_20337" align="alignleft" width="274"]Plantio aconteceu na margem direita do Rio Araguaia Plantio aconteceu na margem direita do Rio Araguaia[/caption] O objetivo com o plantio foi promover a recuperação da mata ciliar do lado direito do Rio Araguaia, em terras do município de Santa Rita, nas proximidades do local onde é realizado anualmente o Festival Náutico. “O que levou esta integração de ação ambiental entre as duas cidades é que não se escolhe fronteiras para que se faça algo em defesa do meio ambiente”, disse o técnico ambiental da prefeitura de Alto Araguaia e diretor-presidente da Associação Cultural Ecológica Nascente do Araguaia e Taquari (ACENA), Nelsoney da Costa Marques. Além do envolvimento das secretariais municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Alto Araguaia e Santa Rita do Araguaia, o plantio contou ainda com a participação de alunos do quinto ano da Escola Estadual Carlos Hugueney. Novas ações de plantio de mudas devem ser realizadas em Alto Araguaia. A prefeitura, desde o início do mandato do prefeito Maia Neto (PR) já efetuou a aquisição de mais de 5 mil mudas de plantas nativas do cerrado. O objetivo com o investimento é de oportunizar que aos produtores rurais corrijam o passivo ambiental em suas propriedades, bem como sejam desenvolvidas atividades de recuperação de áreas degradas e de educação ambiental. “Nossas ações em prol ao meio ambiente serão diversas ao longo do ano. Vamos continuar promovendo o plantio de mudas e acompanhando o seu desenvolvimento. É compromisso da administração do prefeito Maia Neto cuidados com o meio ambiente. Vimos à necessidade urgente de se fazer esse plantio de mudas na margem direita do Rio Araguaia e novas ações neste sentido serão desenvolvidas”, disse o secretário de Meio Ambiente de Alto Araguaia, Jéfferson Luiz Berigo.